A Brisa desenvolveu e mantém um sistema de qualidade próprio, chamado Flight Operations Quality Assurance — FOQA. Este sistema verifica cada PIREP, linha por linha, para atestar que cada voo é realizado dentro dos padrões estabelecidos pela Diretoria de Operações de Voos da companhia.

Ao escanear cada PIREP, o FOQA busca, basicamente, dois tipos de falhas: Código de Conduta (CoC) e operações de voo.

As falhas relacionadas ao CoC geram reprovação automática do PIREP. Isso quer dizer que o voo foi realizado em desconformidade com as premissas estabelecidas no CoC da Brisa, que todo piloto aceita no momento da inscrição.

As falhas operacionais, inicialmente, não geram reprovação, apenas perda de pontos. Se a soma das perdas ultrapassar a 25 pontos de possíveis 100 pontos, então, sim, o PIREP é reprovado. Em outras palavras, os pilotos devem manter o seu índice FOQA sempre acima de 74% em cada voo.

Todos os PIREPs eventualmente reprovados pelo FOQA podem passar por análise manual. O piloto deve solicitá-la por meio do botão existente na página do PIREP, que, por sua vez, pode ser acessada no menu Meu logbook, na Área do Piloto.

A média das pontuações de todos os voos constitui o índice FOQA do piloto. Este índice será utilizado como critério de promoção de cargo e de concessão de outros benefícios, como o direito de fazer o translado de uma nova aeronave da companhia.


Parâmetros analisados e penalidades impostas


Parâmetro

Tipo

Penalidade

Voar mais de 30% do voo offline CoC Reprovação
Não utilizar as texturas da Brisa em qualquer voo CoC Reprovação
Não utilizar a aeronave designada para o voo CoC Reprovação
Acionamento do motor 1 antes do motor 2 Operações de voo 5 pontos
Exceder o limite da componente de vento de cauda na decolagem CoC Reprovação
Exceder o limite da componente de vento de cauda no pouso CoC Reprovação
Landing Lights acesas acima de 10.000 ft na subida Operações de voo 3 pontos
Landing Lights apagadas abaixo de 10.000 ft na descida Operações de voo 3 pontos
Speed brakes acionados em velocidade acima do limite permitido para a aeronave Operações de voo 7 pontos
Landing rate superior a -800 ft/min CoC Reprovação
Landing rate entre -401 ft/min e -500 ft/min Operações de voo 3 pontos
Landing rate entre -501 ft/min e -600 ft/min Operações de voo 6 pontos
Landing rate entre -601 ft/min e -700 ft/min Operações de voo 9 pontos
Landing rate entre -701 ft/min e -800 ft/min Operações de voo 12 pontos
Taxa de simulação acima de 1x CoC Reprovação
Versão do Brisa ACARS desatualizada CoC Reprovação
Decolagem sem balanceamento de combustível CoC Reprovação
Reabastecimento em voo CoC Reprovação
Configuração incorreta de flaps na decolagem Operações de voo 7 pontos
Extensão ou retração de flaps em velocidade incompatível com a posição selecionada Operações de voo 7 pontos
Extensão ou recolhimento de trem de pouso em velocidade incompatível com os limites da aeronave Operações de voo 7 pontos
Recolhimento do trem de pouso acima de 1.000 ft AGL na decolagem Operações de voo 3 pontos
FOB abaixo do limite operacional Operações de voo 7 pontos
FOB abaixo do limite de segurança CoC Reprovação

Limites operacionais — Airbus A319


Parâmetro

Limite

Gear down 250 KIAS
Gear up 210 KIAS
Speedbrakes 315 KIAS
Flaps 1 230 KIAS
Flaps 1+F 215 KIAS
Flaps 2 200 KIAS
Flaps 3 185 KIAS
Flaps Full 177 KIAS
FOB operacional A confirmar
FOB de segurança A confirmar
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) 10 kt
Flaps necessário para decolagem Entre FLAPS 1 e 3

Limites operacionais — Boeing 737-800


Parâmetro

Limite

Gear down 250 KIAS
Gear up 210 KIAS
Speedbrakes 325 KIAS
Flaps 1 250 KIAS
Flaps 2 250 KIAS
Flaps 5 250 KIAS
Flaps 10 210 KIAS
Flaps 15 195 KIAS
Flaps 25 170 KIAS
Flaps 30 165 KIAS
Flaps 40 162 KIAS
FOB operacional 2.300 kg
FOB de segurança 907 kg
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) 10 kt
Flaps necessário para decolagem Entre FLAPS 1 e 15

Limites operacionais — Boeing 777-200LR


Parâmetro

Limite

Gear down 270 KIAS
Gear up 235 KIAS
Speedbrakes 325 KIAS
Flaps 1 265 KIAS
Flaps 5 245 KIAS
Flaps 15 230 KIAS
Flaps 20 225 KIAS
Flaps 25 200 KIAS
Flaps 30 170 KIAS
FOB operacional 4.500kg
FOB de segurança 3.500kg
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) A confirmar

Limites operacionais — Dash-8 Q400


Parâmetro

Limite

Gear down 210 KIAS
Gear up 210 KIAS
Flaps 5 200 KIAS
Flaps 10 181 KIAS
Flaps 15 172 KIAS
Flaps 35 158 KIAS
FOB operacional 850 kg
FOB de segurança 357 kg
Componente de vento de cauda (TKOF ou LDG) A confirmar